Pergunta

DOS CARRO 1.0 QUAL O MELHOR CUSTO BENEFICIO ,E CONSUMO.

ZANQUIM

Resposta

Prezado Zanquin,

Sua pergunta é um pouco difícil de ser respondida considerando apenas a relação custo / benefício.

Em termos de consumo de combustível todas as opções disponíveis em nosso mercado atendem bem as premissas deste quesito, ou seja, disponibilizar um razoável desempenho frente a uma excelente relação de economia. Com certeza o fabricante que se propõe a fazer um carro 1.0 e não atender estas premissas de economia estará com os dias contados.

Dizer qual é mais econômico em relação ao outro fica bastante difícil. As montadoras já não informam estes valores pois o assunto é muito polêmico e na maioria das vezes, os índices informados nunca são atingidos. Aí parecem as desculpas de condições de testes, maneira de dirigir, qualidade dos combustíveis, etc,etc.

Existem as reportagens em revistas especializadas, mas quem não garante que às vezes são tendenciosas a determinadas marca ou fabricantes. Recentemente uma Revista de grande prestígio colocou o Fiat Palio como a primeira opção no segmento dos carros 1.0. Não que o veículo não represente um dos excelentes produtos da industria automotiva mundial, mas em função dos recentes lançamentos da industria (Peugeot 206, Renault Clio, novo Polo, novo Fiesta, novo Corsa) o carro da Fiat já perdeu esta posição há tempos.

O que comprar ???

Quando falamos no segmento dos carros 1.0, precisamos analisa-lo também de maneira segmentada.

Existem três segmentos:

# Carros de entrada:

Neste segmento estão os mais baratos, ou seja, Fiat Uno, GM Celta, Gol geração II, Fiesta modelo antigo, Ford Ka. Com certeza a melhor opção neste segmento passa a ser o modelo da GM, pois é o mais recente e moderno da lista. Quando o modelo passou a contar com a versão de 5 portas a GM também modificou sua motorização traduzindo uma melhor relação de custo / benefício. Tanto é verdade que o modelo já é o terceiro mais vendido no Brasil, perdendo apenas para o Gol e o Fiat Palio.

Neste final de semana a GM apresentava a venda do Celta com taxas de 0,99% am e entrada de 50% e o restante em 18 parcelas iguais. A Ford também apresentava o seu modelo Ka com taxas de 0,5% am, com entrada de 20% e o restante em 12 parcelas iguais.

Não sei se este é o seu caso, mas com certeza no segmento de entrada as opções são as melhores, não só em termos de produtos como também em termos financeiros.

# Segmento intermediário:

Neste segmento podemos considerar o Gol geração III, Peugeot 206, Renault Clio, Fiat Palio, novo Ford Fiesta, Novo Corso, etc,.

Em 2001 sempre referenciamos o Peugeot 206 como a melhor opção neste segmento de veículos. É moderno, um carro mundial, de design maravilhoso, etc, etc. Em 2002 com os novos lançamentos da industria, o pequeno francês passa a ter forte concorrentes. O Ford Fiesta 1.0 Personnalite passa a ser um importante concorrente neste segmento.

A Ford também tem oferecido o modelo a partir de R$ 20.290,00 com taxas de 0,5% am (entrada de 50% e o restante em 12 parcelas iguais).

# Segmento compact premium:

O segmento foi mais caracterizado com o lançamento do novo modelo VW Polo que posicionou o veículo em um mercado de preços mais elevados, mas o veículo é repleto de acessórios, já de fábrica.

Com a recente mudança na forma de cobrança do IPI, este segmento sofreu bastante, pois os modelos 1,0 mais caros passaram a ter seus preços muito próximos de veículos com motorização 1.6 ou maior.

Neste segmento encontram-se carros como Polo 1.0, Fiesta Supercharger e alguns modelos mais equipados de outras opções tais como Gol Geração III, Fiat Palio, Peugeot 206, Renault Clio, novo Corsa.

Diante deste cenário percebemos que é um pouco difícil de apontar a melhor relação de custo / benefício deste segmento.

Particularmente gosto muito dos dois últimos lançamentos da industria automotiva nacional (Ford Fiesta e VW Polo). O modelo VW é mais encaixado no segmento dos carros 1.6, até porque o seu modelo 1.0 já não é mais visto nas revendas da marca.

Justificativa: o preço da versão 1.6 é muito próximo desta versão 1.0.

O novo Ford Fiesta é ofertado com três tipos de motorização (1.0 Personnalite, 1.0 Supercharger e 1.6). Desta maneira atende mais uma maior ganha de opções partindo de R$ 20.290,00 até 14.990,00. Considerando ainda que o fabricante tem apoiado as vendas com campanhas corporativas incluindo a subsídios de taxas de financiamento, passa a ser uma das boas alternativas do mercado. Neste caso encontramos um novo veículo, sucesso de vendas absoluto e com excelentes condições comerciais.

Se seu orçamento permitir, com certeza a opção Ford Fiesta é uma das melhores alternativas do mercado e olha que não trabalhamos para a Ford………

Vamos anexar uma tabela comparativa com alguns modelos de veículo com motores 1.0. Representa informações adicionais a sua pesquisa.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento